Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Bombarral

Programa Escola Digital

Programa Escola Digital

Processo de devolução 2023. Consulte AQUI informações

Sobre o Programa

O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.

Alguns aspetos importantes a sublinhar

Aspetos práticos

Contacto com os Encarregados de Educação

Os EE do alunos que entram no 1.º ano recebem um email para saber do seu interesse no Programa (devem fazer o favor de responder sempre). Quando se manifestem interessados, recebem um email, um telefonema ou SMS para agendamento do levantamento do equipamento.

Desde que não exista manifestação em sentido contrário, considera-se que nas mudanças de Ciclo em que ocorrer devolução de equipamento se mantem o interesse no Programa, procedendo-se ao agendamento no início do novo ano letivo.

Levantamento do equipamento

O kit será levantado na secretaria, pelo encarregado de educação. após contacto para agendamento.

Configuração do equipamento

A configuração do equipamento fica ao cuidado dos alunos/EE. As regras relativas a instalação e desinstalação de software encontram-se definidas no auto de entrega.

Alerta-se para o facto de apenas o sistema operativo se encontrar licenciado.

Recomenda-se a utilização da  Google Drive e de todas as ferramentas office associadas ao Google Workspace (todas gratuitas e com capacidade ilimitada quando é usada uma conta institucional).

Tipologias de equipamentos

Tipo I - 1.º Ciclo | Tipo II - 5.º ao 9.º ano | Tipo III - Secundário e docentes

Conectividade / Acesso à Internet

O router disponibilizado vem com um cartão SIM ao qual está associado um plafond de dados (12 GB mensais) que pressupõe uma utilização adequada e responsável. Quando excedido o limite,  a largura de banda fica limitada a 2 Mbps. O aluno tem a possibilidade de efetuar carregamento suplementar no Multibanco em múltiplos de 5€. Por cada 5€ receberá 2 GB adicionais. (a)

O aluno/EE poderá verificar qual a operadora que apresenta melhor sinal 4G na sua área de residência e manifestar essa preferência. Este situação será particularmente relevante se não dispuser de wifi em casa.

Nota:  os PCs tipo II (5.º ao 9.º ano) têm router incorporado, bastando inserir o SIM de acordo com as instruções.

Devolução de equipamento

Os equipamentos devolvidos têm que se encontrar em boas condições de reutilização. Os equipamentos que apresentem sinais de utilização descuidada serão aceites apenas após correção das desconformidades.

Os alunos que devolverem equipamentos em final de ciclo voltam a ter direito a equipamento, mas da tipologia correspondente ao novo ciclo que forem iniciar.

Os alunos que devolverem equipamento por deixarem a escola, terão direito ao correspondente equipamento na sua n ova escola.

Não é permitida a remoção de quaisquer etiquetas que identifiquem os equipamentos.

Apoio / suporte

Foi criado um endereço de email (escoladigital@aefp.pt) para onde deverão ser encaminhadas dúvidas e apresentadas dificuldades de configuração e/ou utilização do equipamento. Sugerimos que se anexem fotos ilustrativas sempre que possível.

Os equipamentos em garantia serão reparados gratuitamente sempre que a avaria não decorra de mau uso. Quando aplicável será solicitado orçamento para reparação.

O manual para arranque do novo equipamento encontra-se disponível aqui.

(a) Esta informação já sofreu ajustes em função da experiência de utilização pelos alunos. Deverá admitir-se que possa continuar a ser ajustada.

Ferramentas office

Ferramentas office disponibilizadas com o PC (microsoft office) têm um licença de utilização limitada a 30 dias. Os utilizadores poderão, entre outras, fazer uma das seguintes opções:

Segurança

29/05/2020 - PCs Tipo II (5.º ao 9.º ano)

Recomendação do fornecedor para uma atualização crítica do sistema CUCo. Após efectuar o download do ficheiro, deverá executá-lo no equipamento a atualizar. Para tal, basta fazer duplo clique com o rato em cima do ficheiro. De seguida, irá abrir-se uma janela onde se irão processar as alterações necessárias. Após finalização do processo, o equipamento encontra-se atualizado. Aconselhamos a consulta do documento explicativo.


Manuais

Questões frequentes

Aspetos gerais

Que equipamento constitui o kit?

É constituído por PC + Hotspot móvel + Cartão SIM + Mochila + Auscultadores.

É importante guardar as embalagens?

Sim. O equipamento deve ser devolvido com a respetiva embalagem. Incluindo a do hotspot e do cartão SIM.

Podem remover-se etiquetas dos equipamentos?

Não. Todas as etiquetas aplicadas nos equipamentos são obrigatórias e não podem ser removidas.

É obrigatória a utilização do hotspot móvel?

Não. Mas é aconselhável que proceda a uma primeira utilização depois de receber o equipamento para ativação do cartão SIM.

Posso dirigir-me a qualquer estabelecimento para reparar o equipamento?

Não. Qualquer problema de hardware deve ser resolvido em articulação com a escola.

Perdi ou passei a beneficiar da ASE. Devo trocar o equipamento?

Não. Quem tem equipamento não necessita de fazer qualquer devolução motivada por alterações face ao ASE. 

O meu educando vai para outra escola. Pode continuar a usar o equipamento?

Não. Os equipamentos à responsabilidade de cada escola destinam-se apenas aos seus alunos. Portanto, deve fazer a devolução do equipamento antes de mudar de escola. Chegado à nova escola, deve informar o novo Diretor de Turma de que pretende beneficiar do programa. Será atribuído outro equipamento.

Com quem devo esclarecer dúvidas e/ou pedir ajuda?

Todos os professores estarão em condições de ajudar nos aspetos elementares de utilização. As questões mais técnicas devem ser remetidas para escoladigital@aefp.pt. Sempre que possível, devem anexar-se fotos que facilitem a compreensão e identificação do problema. 

Equipamento Tipo I - 1.º ao 4.º ano)

Porque não consigo ligação à rede móvel?

Se está a tentar utilizar o seu hotspot pela primeira vez, siga as instruções do manual do seu hotspot (verifique o modelo e localize na lista de manuais). Se já funcionou e deixou de funcionar, admita a possibilidade de uma falha temporária de rede ou esgotamento do plafond de dados disponível para o mês em curso.

Quando devo devolver o equipamento?

Deverá ser devolvido no final do 4.º ano em data a indicar pelo Agrupamento.

No início do ano letivo seguinte será contactado para receber equipamento da Tipologia II.

Equipamento Tipo II - 5.º ao 9.º ano)

O Hotspot móvel não vem com o Kit?

Sim. Neste caso o hotspot está integrado no próprio PC. Haverá apenas que inserir o cartão SIM na ranhura apropriada e na posição correta. Verifique o manual de instruções e as indicações que se encontram no próprio PC.

Já inseri o SIM de acordo com as instruções. Porque não consigo ligação à rede móvel?

Se lhe foi atribuído um SIM da vodafone vai ter que fazer uma pequena configuração do APN de acordo com o manual de instruções. Não sendo o caso e já conseguiu estabelecer ligação à rede móvel anteriormente, admita a possibilidade de ter esgotado o plafond mensal.

Quando devo devolver o equipamento?

Deverá ser devolvido no final do 9.º ano em data a indicar pelo Agrupamento.

No início do ano letivo seguinte será contactado para receber equipamento da Tipologia III.

Equipamento Tipo III - 9.º ao 12.º ano)

Porque não consigo ligação à rede móvel?

Se está a tentar utilizar o seu hotspot pela primeira vez, siga as instruções do manual do seu hotspot (verifique o modelo e localize na lista de manuais). Se já funcionou e deixou de funcionar, admita a possibilidade de uma falha temporária de rede ou esgotamento do plafond de dados disponível para o mês em curso.

Quando devo devolver o equipamento?

Deverá ser devolvido no final do 12.º ano em data a indicar pelo Agrupamento.