Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Bombarral

Manuais escolares 2020

O CIRCUITO DE REUTILIZAÇÃO DE MANUAIS ENCONTRA-SE SUSPENSO

A reutilização dos Manuais Escolares, mais do que uma medida de natureza económica e social, constitui-se com um ato de responsabilidade ambiental. Reutilizar é dar nova vida aos materiais, diminuindo o desperdício e a produção de resíduos.

Por outro lado, estamos perante uma oportunidade de promover a cidadania ativa em que cada um se assume como fiel depositário de um bem que é de todos e que, depois de utilizar, sabe que será útil a outro. Por isso, fará um uso responsável e cuidado esperando dos outros idêntica atitude. Este é o espírito que estrutura uma comunidade quando aplicado como forma de estar na vida.

Recolha de manuais em tempo de pandemia (recolha suspensa)

A recolha de manuais decorrerá de acordo com o calendário divulgado, devendo ser rigorosamente respeitado para conseguirmos evitar a concentração de pessoas e tempos de espera desnecessários.

Entrega na escola

Estarão disponíveis duas modalidades de entrega: a entrega definitiva e a entrega rápida.

Horário: das 9:30 às 17:00 de acordo com a calendarização estabelecida.

Em qualquer das opções é obrigatório o uso de máscara. Não deixe de consultar as orientações.

Entrega definitiva:

  • Consiste na entrega dos manuais no balcão de atendimento montado para o efeito, com triagem e verificação de conformidade na hora e emissão do respetivo recibo. Esta modalidade pressupões a eventualidade de alguma espera.

Entrega rápida:

  • Consiste em deixar os manuais na entrada da escola, acompanhados de uma ficha sintética (guia) com destacável que ficará na posse do Encarregado de Educação e que faz prova do número de manuais entregues. Os manuais serão triados posteriormente. O recibo de entrega com indicação do estado de utilização de cada manual poderá ser enviado por email ou levantado na portaria da escola.

Importante:

Para facilitar e agilizar o processo de entrega, a respetiva guia poderá ser impressa e preenchida previamente.

Assegure que os manuais são entregues em estado de reutilização. Consulte os critérios de triagem.

Entrega na Junta de Freguesia

Estará disponível apenas a modalidade de Entrega Rápida.

O calendário de entrega está limitado ao período entre 6 e 10 de julho e em horário variável (consulte a secção "Entrega na Junta de Freguesia").

Entrega na Junta de Freguesia

A entrega de manuais nas Juntas de Freguesia decorrerá entre os dias 6 a 10 de julho de 2020 de acordo com o horário a seguir indicado:

  • Junta de Freguesia do Carvalhal: das 9:00 às 13:00
  • Junta de Freguesia do Pó:
  • Junta de Freguesia da Roliça: das 9:00 às 12:00
  • União de Freguesias Bombarral - Vale Covo: das 14:00 às 17:30 (Espaço do Cidadão - Vale Covo)

Estará disponível a entrega na modalidade "rápida". É feita apenas a conferência do número de manuais e respetivos apêndices entregues. A triagem e verificação do estado de cada manual será feita pela escola, após o que se emitirá recibo a remeter ou a levantar pelo Encarregado de Educação.

Importante:

Para facilitar e agilizar o processo de entrega, a respetiva guia poderá ser impressa e preenchida previamente.

Assegure que os manuais são entregues em estado de reutilização. Consulte os critérios de triagem.

Emissão de Vouchers

A 3 de agosto terá início a emissão de vales relativos aos alunos de todos os anos de escolaridade de continuidade.

A 13 de agosto terá início a emissão de vales relativos aos alunos dos restantes anos de escolaridade.

Quando os dados disponibilizados à escola relativos ao Encarregado de Educação não se encontram atualizados irão ocorrer erros. Cada aluno fica associado ao NIF do respetivo Encarregado de Educação para efeitos de atribuição de vouchers e acesso à plataforma MEGA.

Perguntas frequentes

Alguns dos manuais entregues já não eram novos. Serei penalizado por isso?

Não. A análise que é feita do estado de cada manual considera este fator.


Pelo recibo de entrega verifico que alguns manuais foram considerados não reutilizáveis. O que significa?

Significa que o estado do manual não permite que volte a ser emprestado. Se tal situação resultar de uso descuidado poderá resultar não emissão de voucher em alguma disciplina do ano seguinte.


No recibo de entrega verifico que alguns manuais foram considerados não reutilizáveis mas foi colocada uma rúbrica. O que significa?

Significa que o manual não tem condições para novo empréstimo mas por motivos não imputáveis ao aluno. Não terá, portanto, qualquer penalização.


Um manual considerado não reutilizável por motivos imputáveis ao aluno pode ser adquirido pelo Encarregado de educação?

Sim. Pode ser adquirido e, nesse caso, continuará a ser emitido um voucher tal como se o manual tivesse sido entregue em boas condições.


Posso decidir adquirir qualquer manual atualmente na posse do meu educando?

Sim. Neste caso deverá dirigir-se à escola ou enviar um email dentro do prazo de entrega informando dessa decisão. A escola fará a cobrança do montante correspondente de acordo com os valores de tabela.


O registo de empréstimos feito pela escola permite saber exatamente quais os manuais emprestados especificamente a cada aluno?

Sim. Com sistema que estamos utilizar cada manual é tratado como único e associado ao aluno. Quando volta a ser emprestado mantém-se um histórico.


Alguns manuais vêm com apêndices (livros de apoio e/ou pequenas brochuras complementares). Estes apêndices também têm que ser devolvidos?

Sim. Todo o material emprestado tem que ser devolvido.


O meu educando vai realizar exame a algumas disciplinas. Tem que entregar os respetivos manuais antes de fazer os exames?

Não. Os manuais das disciplinas em que o aluno irá realizar exame podem ser entregues até 3 dias após a afixação dos resultados.

A devolução dos manuais escolares distribuídos gratuitamente ocorre no final do ano letivo ou no final do ciclo de estudos, quando se trate de disciplinas sujeitas a exame.


Os alunos do 1.º Ciclo têm que devolver manuais?

Não.

Fazer registo

Fazer login

Recuperar password

Livrarias