Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Bombarral

Projetos

ERASMUS+

O AEFP tem longa tradição em projetos europeus. Desenvolvemos projetos em parceria com escolas de toda a Europa, públicas e privadas, nos mais diversos âmbitos e temáticas. Nos últimos anos, temos procurado parcerias que reforcem oportunidades de estágios no estrangeiro para alunos dos cursos profissionais.

No nosso blogue Erasmus encontrará, igualmente, informação sobre projetos eTwinning.

eTwinning

O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa. Este projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa.

Mais informação

Academia Júnior eTwinning

Projeto pioneiro intitulado Academia Júnior eTwinning, recentemente lançado pela Direção-Geral da Educação (DGE), mais precisamente pela Organização Nacional de Apoio eTwinning, da ERTE/DGE.

O projeto consiste em dar voz aos alunos e em contribuir para a cidadania, formando cidadãos interventivos e responsáveis.

Página do projeto

EPAS

Programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu

O programa «Escola Embaixadora do Parlamento Europeu» visa sensibilizar alunos do ensino secundário e profissional provenientes de diferentes horizontes no que respeita a percursos escolares, meios sociais e origens geográficas, para a democracia parlamentar europeia, para o papel do Parlamento Europeu e para os valores europeus.

O AEFP integra este Programa desde 2021.

Movimento 14-20 a Ler

O AEFP viu aprovada a sua candidatura em 18/19 com o projeto APALAVRARTES. Um projeto de motivação para a leitura através de linguagens alternativas com especial enfoque nas expressões artísticas. Alguns eventos realizados no âmbito deste projeto poderão ser consultados no blogue do mesmo.

A Palavra nas Artes, as Artes da Palavra APALAVRARTES, no contexto do Movimento 14-20 a LER, significa “acordar talentos”, “desarrumar ideias”, criando espaços de encontro com a PALAVRA e experiências alternativas, partindo da criatividade e da imaginação dos jovens dos 14 aos 20.

Eco-escolas

Somos uma das escola mais antigas neste projeto extraordinário da ABAE. Asteamos com orgulho, anualmente, a bandeira verde que nos identifica como escola com um programa específico de educação ambiental, que passa pelas temáticas propostas pela ABAE mas que vai além delas. Desde 2015 somos a escola do país que maior quantidade de vestuário e outros bens recolhe no âmbito do programa "Roupas usadas não estão acabadas"

Apesar de apenas a escola sede se encontrar inscrita na ABAE, o programa Eco-escolas abrange todas as crianças do Agrupamento.

PDPSC

O AEFP elaborou o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal Pessoal e Social e candidatou duas medidas ao Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. Ambas as medidas foram aprovadas, o que nos permite dispor de uma Educadora Social, cujo objeto de intervenção é a criação de sinergias com outras entidades da comunidade no suporte social às crianças e respetivas famílias, assim como de uma Terapeuta da Fala que desenvolve um programa de capacitação dos docentes para novas abordagens face aos primeiros sinais de dificuldade ao nível da linguagem e que possam funcionar como obstáculo à aquisição da leitura e da escrita.

GAAF

Os Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família são uma iniciativa promovida e apoiada pelo Instituto de Apoio à Criança. O nosso GAAF integra docentes, técnicos da área social e a saúde escolar. Promove a integração dos alunos, facilita a articulação com as respetivas famílias e outras entidades locais com a CPCJ e o CLDS.

Escola de afetos

O Movimento Escola de Afetos (MEA) é um movimento orgânico baseado nas escolas com apoio dos serviços de Saúde Pública, que parte do pressuposto “uma escola de afetos é uma escola de sucesso”.

Rádio-escola

Resultado de uma parceria para a inovação social que envolve a Rádio miúdos e a Câmara Municipal do Bombarral, há um estúdio de rádio instalado na EBS e um grupo de alunos em formação para derem início às primeiras emissões.

Desporto escolar

O Desporto Escolar visa estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

Acreditamos que a atividade desportiva desenvolvida ao nível do Desporto Escolar põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais.

Programa de Educação Olímpica

Programa de formação que tem como objetivo levar para as escolas portuguesas toda a emoção do Movimento Olímpico.

Excelência, Respeito e Amizade são valores do olimpísmo que nos podem tornar pessoas melhores se os integrarmos nas nossas vidas enquanto cidadãos. O AEFP já foi, por duas vezes, distinguido pelo COP pela forma como tem implementado este programa.

Academia Digital para Pais

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais.

Plano Nacional das Artes

O Plano Nacional das Artes tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes. O AEFP tem em desenvolvimento o seu Projeto Cultural de Escola.

Escolas UBUNTU

A Academia de Líderes Ubuntu visa promover as competências socioemocionais dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma comunidade mais justa e solidária.

Clubes Ciência Viva